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Melhores dias e Horários para ligações frias

A ligação fria está viva e ativa. Se não está funcionando para você, o problema pode estar no momento em que você liga.

Se você deseja transformar ligações frias em negócios reais, é fundamental alcançar seus prospects no momento certo do dia e da semana, garantindo que suas ligações não caiam na caixa postal (que possui uma taxa de resposta baixa, apenas 4,2%).

Então, qual é o melhor horário do dia para entrar em contato com seus prospects como um SDR? Qual é o melhor dia da semana para fechar negócios? Vamos descobrir o que a pesquisa nos diz.

Melhor Horário do Dia para Fazer Ligações Frias

Com base nos dados que analisamos, o melhor momento para fazer ligações frias é de manhã, entre 9h30 e 11h.

Claro, a resposta não é uma regra, então vamos analisar os dados.

O final da tarde é o melhor momento para alcançar os principais tomadores de decisão, com o pico de engajamento provavelmente entre 16h e 17h. Isso é seguido de perto por 15h às 16h e 17h às 18h.

 

melhores horários do dia para fazer ligaçãoObserve que esses dados são baseadas em um estudo interno da WESOW, válido no contexto B2B. Em outro estudo com 11 milhões de ligações realizadas por SDR, o PhoneBurner descobriu que o horário mais produtivo para fazer ligações frias para prospects é às 10h. 15,53% das ligações feitas nesse horário são atendidas.

 

Chamadas atendidas em media por horárioOs melhores momentos para fazer ligações frias são quando as pessoas estão menos ocupadas. À noite, as pessoas estão finalizando o dia e não querem começar novas tarefas. Da mesma forma, pouco antes do almoço, elas podem ter enfrentado algumas tarefas e estar dispostas a conversar.

Portanto, em ambos os horários do dia mencionados, as pessoas estão mais receptivas a ligações do que em outros momentos. Basicamente, você não quer entrar em contato com um prospecto quando ele está ocupado com o trabalho ou tem outras reuniões profissionais. Existem maneiras de lidar com a objeção “não tenho tempo para falar com você“, mas se você puder simplesmente ligar em um momento melhor, faça isso.

Dito isso, lembre-se de que tudo depende das pessoas com quem você está falando. Portanto, conheça o seu cliente ideal e a persona do comprador. Saiba mais sobre o papel deles e suas atividades diárias, e você terá uma chance melhor de encontrá-los no momento certo.

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Final da manhã ou começo da manhã: Qual é Melhor para Ligações Frias?

O final da manhã é o melhor momento durante a manhã para fazer ligações frias. Nesse horário, a maioria dos profissionais já terminou suas reuniões e está concluindo suas tarefas matinais antes de sair para o almoço.

Ligações frias no começo da manhã também podem funcionar, já que o prospecto ainda não teria começado a lidar com suas tarefas do dia. Pesquisas afirmam que as taxas de conexão de chamadas são mais altas entre 8h e 11h no fuso horário do destinatário da ligação.

No entanto, dependendo do mercado, seus prospects também podem reservar as manhãs cedo para um trabalho mais focado. Ou eles podem estar dormindo! (Nada de ligações às 5 da manhã, por favor.)

Se você estiver curioso, também pode tentar ligações de manhã cedo, digamos, às 7 ou 8 da manhã. Mas se receber feedback negativo mude essas ligações para o final da manhã.

O final da tarde ainda costuma funcionar bem. Um estudo interno descobriu que de 16h às 17h é 109% melhor do que de 11h a 12h para qualificar um lead. (Provavelmente devido às pausas para o almoço!)

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Melhores Dias da Semana para Ligações Frias

Geralmente, quarta-feira é o melhor dia da semana para fazer ligações frias. A maioria das pessoas tem tempo suficiente em sua semana de trabalho para fazer alguma tarefa e reservar um tempo para uma conversa. Portanto, é mais provável que estejam disponíveis.

Vamos analisar o que os dados nos dizem sobre o melhor dia da semana para fazer ligações frias:

  • Terças e quintas-feiras são os melhores dias da semana para fazer ligações frias: De acordo com uma análise do Yesware de 25.000 ligações feitas por meio de seu sistema, chamadas com mais de cinco minutos de duração geralmente ocorriam entre 15h e 17h nesses dois dias.
  • Quarta-feira é o melhor dia para fazer ligações: Outro estudo realizado pela CallHippo descobriu que quarta-feira é o melhor dia para ter mais conversas na primeira tentativa. De fato, há uma diferença de 50% entre segunda-feira e quarta-feira.

Melhores dias para fazer ligação

Depois de escolher o dia e horário certos, você também precisa de um roteiro de vendas convincente para persuadir seus prospects. Especificamente, tente discutir preços na primeira ligação, mas somente depois de ter estabelecido o valor de sua oferta.

 

Taxas de sucesso ligações

Quais São os Piores Dias e Piores Horários para Ligações Frias?

Para obter taxas de sucesso mais altas, evite ligar para prospects nos seguintes dias e horários:

  • Segunda-feira de manhã: Um prospecto estará ocupado planejando sua semana de trabalho, lidando com a tristeza da segunda-feira e se dedicando a tarefas acumuladas no fim de semana. Portanto, você não quer sobrecarregá-los ainda mais.
  • Sexta-feira: Embora você deva tentar evitar o dia inteiro, especialmente não ligue na segunda metade do dia. As pessoas já estão ansiosas pelo fim de semana na sexta-feira e têm menos disposição para iniciar um relacionamento com um vendedor.

O estudo de 2009 da InsideSales.com descobriu que sexta-feira é o pior dia para ligar para qualificar leads.

número inicial de ligações para leads qualificados por diaEsses dados podem ser antigos, mas ainda são válidos. Ninguém quer atender o telefone em uma sexta-feira.

Quanto aos piores horários do dia, evite fazer ligações frias:

  • Fora do horário de trabalho: Isso invadiria o tempo pessoal de um prospecto e não ajudaria sua imagem como SDR. Além disso, as taxas de conexão tendem a ser mais baixas durante esses horários.
  • Durante o horário do almoço (por volta das 13h): As horas do meio do dia podem ser contraproducentes para sua equipes comerciais já que as pessoas provavelmente sairão para o almoço.

De fato, imediatamente após o almoço, algumas pessoas sentem uma queda de energia à tarde. Portanto, evite fazer ligações durante esses períodos de baixa energia.

Para melhorar o sucesso de suas vendas, você precisa reduzir as tentativas de ligação que vão para a caixa postal. Portanto, ao planejar sua semana de trabalho, evite os piores dias e horários para fazer ligações frias, como discutimos acima.

Lembre-se: a melhor taxa de resposta vence!

Além das sugestões acima sobre o melhor momento para fazer ligações frias, você pode aumentar sua taxa de conversão se ligar para um prospecto quando ele estiver considerando seus produtos. Um tempo de resposta rápido para formulários enviados em seu site é fundamental para fechar mais negócios.

Mesmo que o lead esteja em seu CRM às 16h45 de uma sexta-feira, não hesite em ligar para ele imediatamente. Apenas certifique-se de estar usando um dos melhores CRMs para pequenas empresas que sincroniza dados em tempo real e permite que você ligue para um lead com apenas um clique.

Um estudo mais recente com 433 empresas realizado pela Drift descobriu uma redução de 10 vezes nas chances de entrar em contato com um lead após os primeiros cinco minutos. Se você levar mais de cinco minutos para responder, suas chances de qualificar leads diminuem em 80%.

Tempo de respostas vs Primeira AbordagemPense da seguinte forma:

Quando os potenciais clientes estão contemplando a compra de um produto como o seu, eles estão no estado ideal para conversar com você.

Você pode ser o primeiro vendedor com quem eles conversam sobre suas necessidades e objeções. Você tem a oportunidade de mostrar como as características de seu produto se encaixam melhor com a pilha de tecnologia deles e resolvem seus problemas.

Agora, os leads também podem aparecer fora de seu horário de trabalho ou quando você está focado em outras tarefas. Nem todos os leads podem ser da mais alta qualidade. No entanto, você precisa manter um tempo de resposta rápido para melhorar suas taxas de resposta.

Aqui estão algumas dicas rápidas:

  1. Crie uma equipe dedicada para lidar com consultas: Se o número de leads que chegam fora do horário de trabalho parecer grande, pode valer a pena contratar uma pessoa (ou uma equipe) dedicada para lidar com eles. Eles podem até gerenciar suas consultas com base em comissão.
  2. Implemente um chat ao vivo em seu site: A inteligência artificial de conversação pode responder a perguntas rotineiras e qualificar leads em vez de sua equipe. Após seus prospects receberem uma dose de gratificação instantânea via chat, um vendedor de sua empresa pode assumir.
  3. Configure fluxos de e-mail automatizados: Dependendo de onde um prospecto tem o primeiro contato com sua empresa, você pode orientá-los por meio de um fluxo de e-mail personalizado.

Não esqueça de um dos ingredientes mais importantes para melhorar as taxas de resposta.

Ligações de Follow-Up são Inestimáveis para Manter os Leads Aquecidos

Além do contato inicial, você não pode deixar o entusiasmo dos prospects esfriar. Dado que 23% dos leads nunca foram contatados (de acordo com uma auditoria de 2241 empresas dos EUA em 2011), a maioria dos SDR provavelmente desistem cedo demais.

Ser persistente pode valer a pena. Seis tentativas de ligação podem melhorar suas taxas de contato em mais de 100%.

Leads ganhos vs atividadesMas ao fazer acompanhamento regular, não pareça carente. Espalhe essas seis ligações que você faz ao longo de quinze dias ou mais.

Dicas para o Sucesso em Ligações a Frio

Fazer ligações incansavelmente para prospects todos os dias pode parecer uma tática desatualizada de geração de leads. É algo à moda antiga, e você pode se sentir tentado a priorizar mensagens de texto ou e-mails em vez disso. No entanto, 50% dos compradores ainda preferem ser contatados por telefone.

Conforme concluímos o artigo, aqui estão algumas dicas rápidas para obter sucesso em ligações a frio:

Crie um plano de ação diário para ligações a frio: Se você enfrenta um declínio nas vendas ou tende a se distrair durante o dia, sessões estruturadas de trabalho profundo, juntamente com blocos planejados de tempo para prospectar por telefone, podem ser muito úteis.

Siga as melhores práticas de tempo para ligações a frio: Neste artigo, estabelecemos os seguintes horários como os mais eficazes para obter taxas de resposta mais altas:

  • O final da manhã, por volta das 11h (antes do almoço) e o final da tarde entre 16h e 17h (antes do fim do expediente) são os melhores momentos para ligações a frio.
  • O meio da semana (quartas e quintas-feiras) são os melhores dias para alcançar prospects.

Além disso, esses dias e horários não são adequados.

  • As segundas-feiras de manhã (ou as manhãs cedo em geral) podem ser estressantes para seus prospects. Portanto, eles podem não ter paciência para atender suas chamadas.
  • As sextas-feiras podem ser desfavoráveis, já que as pessoas se preparam para o fim de semana (e podem não se comprometer com uma compra).

No entanto, o contexto mais amplo do seu negócio e de um lead individual é importante. Se você descobrir que um prospecto está em um encontro da empresa na quarta-feira e quinta-feira, pode considerar entrar em contato na sexta-feira.

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Desobedeça as melhores práticas se isso ajudar a reduzir seus tempos de resposta: Ligue para um lead imediatamente, mesmo que seja às 16h30 de uma sexta-feira. O atraso em retornar a ligação pode reduzir drasticamente suas taxas de contato e qualificação.

Registre suas ligações: Em vez de investir em cursos e treinamento, você pode simplesmente seguir este exercício simples:

  • Faça muitas ligações frias e registre-as.
  • Ouça novamente para identificar e aprender com seus erros.

Isso é suficiente para se tornar um especialista em ligações frias.

Mantenha o controle de seu desempenho de vendas: Acompanhar detalhadamente o funil de conversão de suas ligações a frio com KPIs é importante. Isso pode ajudá-lo a entender como você está se saindo nas diferentes etapas do seu processo de vendas.

Siga um acompanhamento rigoroso: Procure fazer pelo menos seis tentativas de ligação espalhadas ao longo de 15 dias antes de desistir de um lead. Ou continue acompanhando até ouvir um “não” – esse foi o mantra que segui ao fazer 48 acompanhamentos para marcar uma reunião com um investidor.

Com essas dicas adicionais, você estará ainda mais preparado para obter sucesso em suas ligações a frio. Lembre-se de que a prática e a persistência são essenciais, e a automação pode ser sua aliada para tornar o processo mais eficiente.

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