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Você sabe o que é preciso para se tornar um SDR em 2023?

Se você quer se tornar um SDR, essa matéria é pra você!

Embora muitas vezes seja considerado um trabalho de nível básico, o cargo de Sales Development Representative é, na verdade, uma tarefa complexa.

Um SDR precisará qualificar os leads nos estágios iniciais do funil de vendas, além de pesquisar minuciosamente os clientes em potencial.

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Se você for comunicativo, ambicioso e analítico, essa pode ser a carreira certa para você. Embora não haja um caminho acadêmico específico a seguir para se tornar um SDR, existem algumas habilidades – como gerenciamento de tempo e ser um excelente comunicador – que facilitarão muito as coisas.

Veja o que um SDR faz:

O papel de SDR:

  1. Conectar-se com clientes em potencial
  2. Criar uma primeira impressão para a marca que você representará
  3. Qualificar os Leads
  4. Tenha uma comunicação clara com o restante de sua equipe

Quais são as principais Skills:

  1. Inteligência emocional
  2. Facilidade em se comunicar
  3. Ser um bom resolvedor de problemas
  4. Gerenciamento de tempo e metas

O papel de SDR

Os SDRs são cruciais para o processo de vendas. Eles são responsáveis ​​por qualificar os leads nos estágios iniciais do funil de vendas e devem pesquisar minuciosamente os clientes em potencial, conectar-se e conversar com tais, bem como qualificar os leads antes de entregá-los aos membros mais seniores da equipe de vendas.

1.Conectar-se com clientes em potencial

Para se conectar com clientes em potencial, você precisará entender os melhores lugares para encontrar seus clientes ideais.

Reúna nomes e informações de contato e, em seguida, estabeleça um processo para alcançar clientes em potencial com conteúdo valioso, e-mails personalizados, mensagens no linkedin, etc. Prepare-se para fazer ligações, enviar e-mails e se conectar com vários contatos diariamente.

2. Criar uma primeira impressão para a marca que você representará

Como primeiro ponto de contato dos clientes, você representa a marca e tem a oportunidade de deixar uma impressão favorável. Certifique-se de que seus e-mails iniciais sejam amigáveis ​​e bem escritos. Mostre interesse genuíno nos desafios, objetivos e interesses dos clientes em potencial. Se você costuma encontrar clientes em potencial cara a cara, vista-se profissionalmente, faça contato visual e demonstra confiança em sua linguagem corporal.

3. Qualificar os Leads

Para qualificar leads, um SDR geralmente utiliza uma variedade de técnicas e ferramentas, incluindo:

Análise do perfil do cliente: essa é a fase onde o SDR verifica o perfil da empresa e do contato, incluindo setor, tamanho da empresa, localização, etc., para determinar se o lead é um bom ajuste para o produto ou serviço da empresa.

Pesquisas online: aqui começam as pesquisas online para obter mais informações sobre o lead e seu negócio.

Perguntas qualificadoras: o SDR pode fazer perguntas ao lead para entender melhor as necessidades do negócio e determinar se o produto ou serviço da empresa é um bom ajuste.

Utilização de ferramentas de automação de vendas: o SDR pode utilizar ferramentas de automação de vendas, como o Salesforce, para rastrear e qualificar leads de maneira mais eficiente.

O objetivo final da qualificação de leads é determinar se um lead é um potencial cliente viável, e se ele está pronto para avançar para a próxima etapa do processo de vendas.

4. Tenha uma comunicação clara com o restante de sua equipe

Ter uma comunicação clara com sua equipe é fundamental para o sucesso de qualquer projeto ou empreendimento, por isso separamos algumas dicas:

  • Seja claro e conciso ao transmitir informações;
  • Escute atentamente o que os outros têm a dizer. Isso ajudará a garantir que você entenda o ponto de vista deles e que eles sintam que são ouvidos;
  • Seja respeitoso com os outros. Evite interromper ou falar por cima de alguém durante uma conversa;
  • Seja aberto a feedback e sugestões. Mostre à sua equipe que você valoriza diferentes opiniões e está sempre disposto a ouvir o que eles têm a dizer.
  • Lembre-se de que, a prática constante é a chave para se tornar um comunicador eficaz.

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Quais skills são necessárias para ser um SDR:

1. Inteligência emocional

Ter inteligência emocional no trabalho como SDR é fundamental, pois te ajudará a lidar com situações difíceis de maneira mais equilibrada, aprendendo a contorná-las, além de conseguir tomar melhores decisões.

2. Facilidade em se comunicar

A capacidade de comunicar-se de forma eficaz é fundamental para construir relacionamentos, transmitir ideias e resolver problemas, seja com colegas ou clientes. Em reuniões e apresentações, você precisará transmitir suas idéias de forma clara e precisa, e por isso, a comunicação eficaz permitirá tomar decisões, especialmente quando há conflitos ou desafios a serem superados, de forma mais precisa.

A comunicação é a base da sua função, você tem que ser capaz de comunicar-se claramente e persuasivamente, para poder entrar em contato com potenciais clientes e convencê-los a se interessarem pelos produtos ou serviços da sua empresa.

3. Ser um bom resolvedor de problemas

Problemas sempre surgirão no dia a dia, e saber lidar com eles é a garantia de um trabalho de sucesso. Saiba contornar situações indesejadas, e confie em sua equipe e líderes para pedir ajuda quando necessário.

4. Gerenciamento de tempo e metas

Quando trabalhamos com prazos, a habilidade de gerenciamento de tempo torna-se muito importante. No dia a dia você terá que atingir metas de ligações e vendas, enquanto equilibra fazer follow ups, criar lista de leads, participar de treinamentos, prospecção e atividades extras que possam surgir de acordo com o a necessidade do cliente e Lead.

E aí, você tem o que é preciso para ser um SDR de sucesso?

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