Como prosperar em tempos difíceis
Muitas empresas entram em hibernação quando os tempos estão difíceis. Eles cortam custos, economizam dinheiro e agem como se estivessem à beira da falência quando, na realidade, seu balanço ainda é sólido o suficiente para conseguir reposicionar a empresa em tempos difíceis.
Pode ser que seja uma crise geral do país ou uma recessão em seu setor específico, não pense que você pode esperar até que a tempestade passe para agir. Pode ser tarde demais para fazer uma gestão eficaz dos negócios.
Use esses contratempos para ficar mais competitivo. Pode ser uma ótima oportunidade para conquistar participação no mercado e aumentar sua receita.
Experiência de um empreendedor – Estudo de Caso
A fabricantes de autopeças, por exemplo, tiveram que suportar alguns golpes dolorosos no início da recessão de 2012. Os problemas do setor contribuíram para uma queda de 45% nas vendas.
Algumas empresas da região de São José Campos, reforçaram sua capacidade de engenharia e desenvolveram tecnologias próprias, as empresas aproveitaram a crise econômica para negociar melhores prazos e preços com fornecedores.
Também conseguiram negociar aquisição de máquinas e outros equipamentos com empresas que saíram do mercado.
6 maneiras de crescer durante tempos difíceis
- Reforçar as relações com clientes e fornecedores . Garanta aos clientes que você é um fornecedor confiável que estará presente a longo prazo e confirme que seus fornecedores estão estáveis.
- Aumente a eficiência operacional. Em tempos de crise, os funcionários estão abertos a mudanças e prontos para ajudar.
- Repense seu modelo de negócios para que a oferta seja realmente diferenciada.
- Participe de feiras do setor . Eles são uma ótima maneira de fazer novos contatos, desenvolver novos mercados e descobrir o que está acontecendo em seu setor.
- Entenda os serviços disponíveis de empresas de apoio como a WeSow e instituições de apoio ao seu setor. Podemos ajudar o seu negócio a crescer em tempos difíceis.
- Forme um conselho consultivo. Pode ser uma fonte maravilhosa de novas ideias e trazer conjuntos de habilidades que muitas vezes estão fora do alcance de muitas pequenas empresas.