Transformando a cultura da sua empresa

Construir uma cultura de melhoria contínua pode tornar sua estratégia competitiva uma realidade
Falamos sobre o DNA de uma cultura de melhoria contínua, bem como sobre o que líderes e gerentes precisam aprender e fazer para influenciar a mudança cultural.
A melhoria contínua pode ser um acelerador de sua estratégia competitiva e, muitas vezes, é o elemento-chave de uma implementação bem-sucedida da estratégia. Em essência, isso implica uma filosofia orientada para as pessoas centrada em um foco incansável na voz do cliente (ou seja, a obsessão do cliente). Isso explica por que muitas organizações estão fazendo parte de sua cultura para que ela se torne parte normal de como nós fazemos coisas por aqui.
As organizações que fizeram essa mudança cultural viram o benefício para ter um tempo mais fácil atrair e reter trabalhadores
- Inovam mais
- São mais ágeis
- Ver melhora significativa na satisfação do cliente
Em outras palavras, estabelecer uma cultura de melhoria contínua não é o objetivo, é apenas um meio para alcançar uma ambição e uma forma tornar-se o melhor aos olhos de nossos clientes.
Quando um bom funcionário encontra um processo ruim, o processo fraco sempre vence.
Qual é o DNA de uma cultura de melhoria contínua?
As empresas que implementaram uma cultura de melhoria contínua geralmente têm as seguintes crenças:
- Primeiro o cliente – toda atividade que usa um recurso deve atender nossos clientes (cada atividade deve ser uma atividade de valor agregado ).
- As pessoas não falham, os processos sim.
- Melhores resultados serão o resultado de melhores processos.
Líderes e gerentes dessas empresas adotam as seguintes práticas:
- Trabalham com fatos, medir resultados e processos – todos devem ter pelo menos um indicador-chave de desempenho (KPI)!
- Incentivam experimentos para aprender como melhorar processos.
- Compartilham lições aprendidas.
- Quebram silos – eles raramente são uma fonte de valor para os clientes!
- Indo e vendo; perguntando “por que” entender e mostrar respeito.
- Evitam julgamento sobre falhas; usá-los como lições aprendidas sobre como melhorar.
- Comemoram o progresso e a melhoria mensurável semanal, mensal e anual.
- Agem com integridade; compartilhando a riqueza e os lucros mensalmente com todos! (Por exemplo, algumas empresas distribuem uma porcentagem dos lucros líquidos aos funcionários, enquanto os proprietários mantêm o restante e ainda detêm 100% dos negócios.)
- Estabelecem treinamento cruzado ou incentivo ao pessoal não voltado para o cliente (diretor financeiro, gerente de produção, etc.) para ocasionalmente atender clientes e entender seus pontos problemáticos – consequentemente, criando embaixadores de clientes internamente.
- Dão todos a capacidade de gerar tickets de não conformidade (sugestões de melhoria para o proprietário do processo) e atribuindo responsabilidade e prestação de contas aos chefes de departamento para solucionar problemas.
Empreendedores podem usar essas ferramentas para começar:
- Controle visual para mostrar onde o desperdício é gerado ou se os processos definidos não são atendidos.
- Tecnologia comprovada para tarefas em que os humanos não são bons ou para os quais são superqualificados.
Todos esses elementos juntos promovem um ambiente onde os colegas de trabalho recebem desafios e os recursos para atendê-los.
A cultura come estratégia no café da manhã.
Como criar uma cultura de melhoria contínua?
Etapa 1 – Avalie seu estado atual
Sua cultura é a soma de seus padrões de trabalho e as várias dinâmicas em suas organizações. Estes são baseados em crenças profundamente enraizadas e mecanismos construídos ao longo do tempo para corrigir problemas e corrigir erros.
A cultura é tão arraigada em como fazemos as coisas que muitas vezes só se torna visível para pessoas de fora que investem tempo para observar a situação. (Um novo CEO poderia ser um bom exemplo de alguém de fora.)
Essa análise pode ser vista como intrusiva, mas é fundamental para garantir a verdadeira transformação de uma cultura e será fundamental para a realização de sua estratégia de negócios. Como Peter Drucker disse simplesmente: “A cultura come estratégia no café da manhã”.
Em alguns casos, a cultura pode se tornar o condutor da estratégia, levando até mesmo a uma estratégia orientada por recursos .
Em todos os casos, nunca subestime a inércia de sua cultura. No início, você terá uma lacuna entre a atual e desejada “maneira de fazer as coisas aqui”. Isso é apenas algo a acrescentar à “lista de tarefas” em sua estratégia!
Como ganhar uma vantagem competitiva?
Estratégia e eficácia operacional são essenciais para um desempenho superior. Pesquisas acadêmicas e práticas sobre estratégia, eficácia operacional e cultura criaram uma ampla gama de modelos e estruturas.
Isso inclui eficiência operacional e melhoria contínua (também conhecida como lean), que permitem que muitas organizações trabalhem de maneira mais inteligente e obtenham mais de seus recursos existentes, levando a melhores resultados de negócios.
No entanto, essas não são as únicas técnicas disponíveis para empresas que desejam obter uma vantagem competitiva. A inovação do modelo de negócios, por exemplo, pode ajudar as empresas a se destacarem usando produtos de destaque, criando mercados totalmente novos e atendendo a necessidades não atendidas do mercado.
Passo 2 – Transição através de uma série de experiências
O caminho para mudar uma cultura é tão importante quanto para onde estamos tentando ir.
Sua organização está navegando em direção a territórios não mapeados. Você está no processo de mudar:
- Onde você está indo (sua estratégia)
- Como você faz as coisas (sua cultura)
Isso inevitavelmente criará alguma resistência em sua empresa. É também aqui que os comportamentos de liderança mencionados acima são úteis para facilitar as várias fases da transição.
Sempre atento ao seu “norte verdadeiro”, você precisa provocar experimentos calculados e avaliar as lições aprendidas como uma equipe executiva.
Ter um plano (ou um roteiro como os consultores gostam de chamá-lo) implicaria que a água é mapeada, que o resultado de qualquer mudança é previsível. No entanto, cada experimento precisa ser claramente definido e operacionalizado por uma equipe multidisciplinar com o apoio necessário.
À medida que sua organização progride, ela encontrará sucessos e fracassos e exigirá que outras partes do negócio sejam fortes e estáveis para suportar esses experimentos.
Os líderes devem aproveitar todas as oportunidades para explicar o porquê por trás “da maneira que vai fazer as coisas aqui”, bem como a forma e função dessas mudanças dentro de sua estratégia. Articular essa mensagem coerente criará um claro senso de propósito, alinhando e tranquilizando as tropas. Lembre-se: os equívocos e a influência externa serão fontes diárias de desalinhamentos.