Qual é o orçamento médio de marketing para uma pequena empresa?

Quanto você deve gastar depende de suas receitas, mercado e o que você precisa para alcançar
Toda empresa precisa fazer marketing para atrair clientes, aumentar as vendas e competir melhor. Mas muitos proprietários de pequenas empresas lutam para saber quanto dinheiro devem gastar.
Nós da WeSow defendemos, que não há uma resposta única para todos. Muito depende do tipo de negócio que você tem, seus objetivos de negócios e receita.
Dito isso, oferecemos essas dicas para criar um orçamento de marketing adequado para sua pequena empresa.
1. Comece pesquisando seu mercado
Nos termos mais simples, seu orçamento de marketing deve ser uma porcentagem da sua receita. Uma regra comum é que as empresas B2B devem gastar entre 2 e 5% de sua receita em marketing.
Para as empresas B2C, a proporção costuma ser maior – entre 5 e 10%. Afinal isso ocorre porque as empresas B2C geralmente precisam investir em mais canais de marketing para alcançar vários segmentos de clientes.
WeSow sugere que uma boa maneira de restringir seu orçamento-alvo é pesquisar o que é comum para seu segmento e o que seus concorrentes estão gastando.
A pesquisa da WeSow indica que os custos de marketing da pequena empresa no Brasil custam em média menos de R$ 30.000 por ano.
2. Defina metas claras
É importante ter clareza sobre suas metas de marketing – elas precisam ser mensuráveis e específicas. Você quer que mais pessoas visitem seu website para realizar uma ação específica? Em caso afirmativo, quantas pessoas durante o período de tempo? Você quer que as pessoas visitem sua loja para uma amostra ou consulta gratuita? Que tipo de clientes você mais gostaria de atrair? Quantos deles você quer entrar?
Definir suas metas permitirá que você planeje o que precisa ser feito e que tipo de investimento será necessário.
Pense em seus segmentos de clientes – as pessoas que você deseja alcançar e quais são suas necessidades.
Sua proposta de valor explica claramente como você atenderá às necessidades de seus clientes e por que eles deveriam visitar seu site ou loja?
A partir daí, você pode decidir a melhor forma de projetar suas campanhas de marketing para criar ofertas com maior probabilidade de gerar vendas
Depois de definir seu orçamento e colocar seu plano em ação, analise-o de forma consistente para analisar se seus gastos estão atingindo as metas que você definiu.
3. Considere todos os seus custos potenciais
Como qualquer despesa comercial, o marketing tem muitos componentes. Você pode ajustar os valores ao longo do tempo com base no que é mais eficaz e alocar seu orçamento de marketing para cada uma das seguintes categorias.
Website:
- O custo do seu site inclui o design original e a criação, além de hospedagem mensal.
- Também inclui pagamento para manter o conteúdo atualizado.
- Certifique-se de que seu site tenha análises integradas, dessa forma, você pode acompanhar porque estão vindo e de onde vieram seus clientes, essas informações ajudarão você a identificar se seus outros investimentos de marketing estão valendo a pena.
Mídia social:
- Reserve algum dinheiro para investir em publicidade on-line por meio de plataformas de mídia social que façam sentido para o seu negócio, como o Facebook e o LinkedIn.
- Mesmo que o seu tráfego de mídia social seja todo orgânico (atraído pelo conteúdo postado por você), criar esse conteúdo exige recursos que você precisa considerar.
Publicidade on-line:
- Para publicidade em mecanismos de busca como o Google Ads, planeje um investimento mínimo por mês para ser eficaz, e com o tempo e monitoramento de sua publicidade on-line você pode orçamentar com mais precisão.
Mídia tradicional:
- Embora a publicidade digital tende a ser mais econômica, a publicidade tradicional, o rádio, a mídia impressa e a TV ainda têm valor dependendo de quem você está tentando alcançar. Considere seus recursos e como você pode aproveitar ao máximo o orçamento que você tem.
E-mails:
- Enviar atualizações regulares para os clientes que optaram por receber comunicações( e-mail marketing) da sua empresa ajuda a manter sua empresa no topo da lista e incentiva a repetição dos negócios.
- Planejar, escrever e usar ferramentas on-line para enviar este material requer tempo e recursos.
Vídeo:
- Todas as pequenas empresas devem tentar usar o vídeo para marketing. Logo os custos envolvidos podem incluir desde contratar uma pessoa e um editor de câmera até simplesmente atualizar seu smartphone para que você possa filmar seu vídeo.
Treinamento:
- Se você depende da equipe interna para criar e executar suas campanhas de marketing, lembre-se de reservar fundos para treinamento.
- Os canais disponíveis continuam a evoluir e é preciso treinamento para que sua equipe fique no topo das melhores práticas.
4. Acompanhe os custos e ajuste regularmente
Ao trabalhar com seu orçamento de marketing, ficará mais claro o que você pode pagar, de acordo com suas prioridades. Acompanhe seus custos e faça análises da web regularmente.
Avalie seu orçamento de marketing trimestral e anualmente para ver se suas projeções estão alinhadas com seus gastos reais. Ao monitorar seus custos de marketing, você poderá gerar orçamentos mais precisos com o passar do tempo.