O que é um gargalo de produção? Como resolver um gargalo de produção?

Resolver um gargalo de produção pode dar à sua empresa um aumento de produtividade e reduzir significativamente seu tempo de entrega.
Enfim, o que é um gargalo?
Um gargalo é o sobrecarregamento de trabalho/produção que pode ser de uma pessoa, maquina, equipamento ou recurso da empresa.
Se a sua linha de produção não consegue acompanhar a demanda, você tem um gargalo. Pode ser que uma de suas áreas de trabalho não consiga acompanhar o ritmo de produção ou uma de suas máquinas simplesmente não consiga produzir o suficiente para atender à demanda. O que quer que esteja causando isso, uma melhoria no gargalo pode dar à sua empresa um aumento de produtividade muito necessário e reduzir significativamente seu tempo de entrega.
Gargalos podem acontecer a qualquer momento em seu processo de produção. Eles ocorrem onde não há capacidade ou capacidade suficiente para executar as tarefas para atender à demanda.
Três dicas importantes para lidar com gargalos e abrir seu fluxo de produção.
1. Identifique onde o gargalo está acontecendo
É fácil tirar conclusões sobre o que está causando o problema. Muitas pessoas assumem automaticamente que precisam adicionar funcionários ou equipamentos e jogar dinheiro no problema sem causar nenhum impacto. Primeiro, identifique o gargalo e, em seguida, reserve um tempo para identificar a causa verdadeira: é a maneira menos onerosa de resolver o gargalo do problema.
2. Meça e acompanhe o gargalo
Depois de identificar o gargalo, o próximo passo é perguntar “por quê?”
Pode haver muitas razões para a lentidão da produtividade no gargalo, como: tempo de inatividade, mudanças e agendamento de funcionários. A única maneira de saber com certeza é medir e rastrear seu tempo de inatividade no gargalo.
Digamos que você tenha descoberto que sua estação de costura é o problema em sua fábrica de tecidos. Você pode começar a coletar dados sobre a taxa de transferência e qualquer possível causa de tempo de inatividade, etc. Você pode perceber que há muitas paralisações acontecendo. Por que é que? Quais são as causas e frequência do tempo de inatividade? ”
Ao coletar dados, você pode dividir a frequência e a importância de cada tempo de inatividade. Talvez duas horas de parada estejam relacionadas a intervalos agendados, outras duas vêm de manutenção de rotina e quatro horas durante a semana vêm do operador ter que parar para esperar pelos materiais.
Uma melhoria no gargalo é uma melhoria em todo o processo, já que o mesmo controla todo o tempo de entrega.
De repente, você vê que não é a máquina e não é realmente um problema de trabalho, é uma questão de processo. A solução pode ser tão fácil quanto treinar trabalhadores de outras áreas que não sejam um gargalo, reduzindo o tempo de preparação ou melhorando a prática de manutenção. Muitas vezes há melhorias que os operadores estão prontos para assumir.
3. Envolva seu pessoal
Os membros da sua equipe estão mais próximos de seus processos porque trabalham dentro deles. Ao compartilhar os dados que você coletou e envolvê-los na busca de soluções , você não apenas obtém o benefício de suas boas ideias, mas também constrói para a mudança – para que todos estejam envolvidos fazendo as coisas de maneira diferente para resolver gargalo e ser mais produtivo.