Marketing Digital: pequenas estratégias, grandes resultados

O marketing digital é um ambiente em rápida mudança, em que a construção de estratégias de longo prazo não é eficaz para pequenas e médias empresas.
Em vez disso, você precisa usar estratégias pequenas e gerenciáveis que permitam que você se ajuste rapidamente às condições de mudança, lançando campanhas de marketing rapidamente, aprendendo o que funciona e otimizando para obter melhores resultados.
Se implementado corretamente, esse ciclo de aprendizado e otimização é como as pequenas e médias empresas podem maximizar seu retorno em seus investimentos em marketing digital.
Aprenda com sucessos e fracassos
Um dos aspectos menos utilizados, mas mais valiosos, do marketing digital é a medição e a análise. Ele permite que as empresas aprendam com falhas e sucessos e aumentem seu retorno sobre o investimento (ROI).
Empresas de pequeno e médio porte são naturalmente adequadas para esse tipo de abordagem de marketing, porque elas têm ambientes técnicos menos complexos e gerenciamento mais ágil, permitindo que se ajustem e otimizem rapidamente.
Quatro passos para o sucesso
Há quatro etapas principais envolvidas na criação de uma estrutura de marketing digital orientada a resultados.
- Construir
- Dirigir
- A medida
- Otimizar
O estágio de construção também pode ser visto como a fase de configuração. É aqui que você desenvolve um ecossistema digital básico (site, plataformas de mídia social, banco de dados móvel e de e-mail) para seus negócios, permitindo que você inicie, mede e otimize rapidamente seus esforços de marketing digital.
Nesta fase, você está assegurando que escolhe a plataforma técnica certa (que pode ser facilmente expandida) e garantindo que elementos como sua marca, produtos e serviços sejam fortemente apresentados. Você também quer garantir que possa medir com precisão a atividade dos visitantes de suas propriedades digitais.
Atrair clientes em potencial
Depois que seu ecossistema digital for configurado, você precisará descobrir como atrair clientes em potencial para suas mídias on-line. Para começar, você deve iniciar algumas campanhas simples, usando ferramentas como o Google AdWords ou o Facebook para saber a melhor forma de atrair visitantes e alocar seu orçamento.
Durante o estágio de medição, você está avaliando os resultados de suas campanhas para entender quais ajustes devem ser feitos em suas propriedades de marketing digital e em seu plano de marketing digital. É importante ouvir o que os clientes em potencial estão dizendo e analisar seu comportamento em suas propriedades on-line para que você possa descobrir a melhor maneira de convertê-los em clientes pagantes.
Ciclo contínuo de melhoria
O estágio final é a otimização como parte de um ciclo contínuo de medição, aprendizado e mudanças no ecossistema digital para ajudar a melhorar a conversão de clientes potenciais em clientes pagantes. Essa estrutura ágil garante que seu conteúdo e a adição de recursos técnicos mais avançados sejam baseados nas necessidades reais dos clientes.
O resultado de seus esforços será a melhoria contínua e o retorno máximo de seus investimentos em marketing digital.