Estilos de Empreendedor: Planejadores vs. Visionários

Em geral, nos negócios geralmente há dois tipos de mentes: o empreendedor visionário e o planejador que gerencia os detalhes. Um lado é proativo e o outro é reativo.
A WeSow mostra pontos positivos e negativos de cada:
Dois lados de uma moeda
Os planejadores gostam de organizar e criar mapas, enquanto os visionários gostam de “flutuar com o vento” para aproveitar as oportunidades que se apresentam.
Os planejadores estabelecem metas e, em seguida, projetam e implementam táticas para alcançar esses objetivos. Visionários, por outro lado, formam uma visão vaga de onde eles querem que sua empresa esteja, e então dirigem com extrema paixão e desenvoltura para tornar essa visão uma realidade.
Mentalidade visionária
Um empreendedor visionário fica entusiasmado com a caça, não necessariamente pelos resultados.
Portanto, um planejador nunca mudará a mentalidade de um visionário, porque o modo de pensar do empreendedor visionário é imutável. É criativo, reativo, muitas vezes confuso e quase anti-planejamento.
O planejador, por outro lado, é mais organizado e confortável com detalhes e medição de desempenho.
Bons estrategistas
Os empreendedores visionários tendem a resistir à categorização e a serem encaixotados em prazos.
No entanto, eles não necessariamente odeiam estratégia; eles podem simplesmente não gostar das minúcias envolvidas no planejamento.
Na verdade, pode-se dizer que muitos visionários são bons estrategistas, pois geralmente têm uma visão de onde querem estar e um roteiro mental de como chegar lá.
Uma relação simbiótica
Para um negócio funcionar, as duas mentalidades devem agir juntas em uma espécie de relacionamento simbiótico.
É raro que os dois tipos de pensamento existam em uma pessoa, então, normalmente, empreendedores visionários e planejadores trabalham juntos e aplicam suas habilidades específicas.
Esse trabalho em equipe deve ser colaborativo, não uma questão de ganhar ou estar certo. Idealmente, isso significa que cada um cresce para apreciar as habilidades do outro e se mobiliza para adotar essas habilidades o máximo possível.
Em vez forçar os empreendedores visionários a adotar a lógica rigorosa do planejamento estratégico, os planejadores devem convencê-los dos benefícios.
Buscar uma sinergia do pensamento estratégico e de como ele pode se adequar à sua tendência natural de buscar oportunidades.
O valor da definição de direção
Essa persuasão começa mostrando aos visionários como a configuração da direção pode ajudá-los a refinar e depois atingir suas visões.
Isso ajudará a formar uma estrutura geral que seja flexível o suficiente para permitir que eles busquem oportunidades, desde que essa busca também os direcione para seus objetivos na direção correta.
Cabe então ao planejador estratégico apontar que uma oportunidade pode ser apenas um desvio que tira o objetivo do empreendimento visionário do empreendedor.
Descubra se você tem aptidão, motivação e motivação para administrar seu próprio negócio.