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14 outubroAdministração e FinançasMentoriaProcessos e Operação

Dicas para melhorar a comunicação interna

by wesow0 Comments

Comunicar-se bem com sua equipe é um ingrediente essencial para a retenção de funcionários, bom trabalho em equipe e lidar com a mudança em seus negócios, mas, muitos empreendedores não são naturalmente bons comunicadores.

Diálogo saudável exige esforço, confiança e capacidade de ouvir. Se você não trabalhar, os funcionários podem ficar insatisfeitos, desmotivados ou com medo do futuro, portanto, ter uma boa comunicação é fundamental para ser um líder eficaz, isso inspira uma visão compartilhada e cria uma cultura de colaboração e respeito.

Aqui estão as dicas para melhorar a comunicação sua e da sua equipe:

Comece cedo e seja consistente

Uma boa comunicação interna constrói um ambiente de confiança e trabalho em equipe, no qual os funcionários se sentem engajados e comprometidos com sua visão. 

Certifique-se de se comunicar bem ao integrar novos funcionários. Combine-os com um mentor ou amigo para ajudá-los a integrá-los em sua empresa e a consultá-los com frequência nos primeiros dias e semanas. 

Você também deve fazer check-ins regulares com funcionários estabelecidos – por exemplo, em um breve encontro no início do dia e novamente no final do dia.  Poderia ser apenas uma discussão de 30 segundos para ver como as coisas estão indo, o que eles precisam de você e se eles têm alguma dúvida.

Uma vez por semana, também é uma boa prática para os gerentes terem reuniões individuais com relatórios diretos para discutir projetos, resolver problemas e planejar com antecedência.

Ouça

A comunicação de alta qualidade é executada de duas maneiras. Não apenas fale; ouça. Os empresários geralmente pensam que precisam falar, falar, falar, mas a melhor comunicação gira em torno de ouvir.

Por exemplo, em vez de contar aos funcionários a sua visão, deixe que eles lhe digam como a sua visão se encaixa com eles. 

Ouvir também pode ajudar a difundir o conflito e transformá-lo em uma oportunidade de aprender e crescer.

Para uma comunicação eficaz, dê um feedback eficaz

O feedback compartilhado pode ser desafiador, mas a maioria dos funcionários realmente quer saber como está indo. Você deve desenvolver um processo regular de feedback informal e formal. Seus debriefings diários e semanais são um bom momento para reconhecer os funcionários por quaisquer contribuições ou realizações especiais. 

Em avaliações de desempenho formais, você pode abordar tarefas e comportamentos que gostaria que o funcionário continuasse fazendo, comece a fazer e pare de fazer. Além disso, pergunte o que eles gostariam de mudar em seu trabalho, incluindo novas responsabilidades que gostariam de assumir, e discuta qualquer treinamento ou suporte que eles precisem.

Seja aberto sobre a mudança

A mudança pode ser um momento de estresse para os funcionários. Quer a mudança seja um novo processo, produto ou liderança, uma boa comunicação ajuda a conter as preocupações e a obter adesão.

Isso significa explicar claramente a natureza da mudança, as razões para isso e os riscos de não fazê-lo. A comunicação eficaz deve ser honesta, direta e, idealmente, cara a cara.

Construa a comunidade

Uma boa comunicação interna ajuda a criar sentimentos de comunidade e lealdade entre os funcionários.

Você pode realizar eventos da empresa, como uma refeição ou um dia de esportes. Você também pode celebrar aniversários, o nascimento de um bebê, casamentos ou realizações pessoais.

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