Como se tornar um empreendedor: Você tem o que é preciso?

“Eu poderia fazer isso sozinho lá fora? Eu sou capaz de ser um empreendedor?”
São questões que muitos de nós nos perguntamos no decorrer de nossas carreiras.
A resposta a essa pergunta pode estar ligada a se temos ou não um conjunto específico de aptidões e motivadores que nos tornam potenciais empreendedores.
“Embora muitos fatores entram em cena, como suas circunstâncias pessoais e seu tempo, a pesquisa mostra que os proprietários de empresas geralmente compartilham certas qualidades que compõem a mentalidade empreendedora”
Principais motivadores
A WeSow identifica 3 “fatores motivadores” principais, entre outros, que atraem as pessoas para a ideia de se tornarem empreendedores em primeiro lugar.
1. Necessidade de realização
A noção de desafio é importante para os empreendedores. Primeiramente os empreendedores têm uma forte necessidade de estabelecer objetivos e atingir metas específicas. Eles naturalmente tomarão medidas para atingir essas metas e desejarão um feedback rápido sobre suas conquistas.
2. Necessidade de influenciar
Muitas vezes os tipos empreendedores querem influenciar as pessoas e o curso dos eventos. Ganhar dinheiro pode ser um motivador, mas os empreendedores querem causar impacto nas pessoas através de seus negócios. Eles também podem querer moldar o curso dos eventos, por exemplo, comprando outra empresa ou movendo seus negócios para a China.
3. Autonomia
Outro motivador na raiz do empreendedorismo é o desejo de ser independente. Você quer ser seu próprio patrão e se sentir no controle de seu destino. A independência é um forte impulsionador para pessoas que querem montar seus próprios negócios e perseguir seus sonhos.
Algumas características que te torna um empreendedor
Junto com esses fatores motivadores, podemos afirmar que os empreendedores também têm aptidões específicas que os tornam candidatos mais prováveis para montar seus próprios negócios.
Entre eles estão:
1. Perseverança
Os donos de empresas geralmente estão determinados a superar os obstáculos e ver um projeto até o final, apesar das adversidades. Eles irão superar suas frustrações e problemas, e vão perseverar. Tendo em vista os desafios do complexo ambiente de negócios atual, essa aptidão está no topo da lista.
2. Autoconfiança
Os empresários demonstram autoconfiança e confiam em seus instintos. Essa autoconfiança os ajuda em tempos difíceis e os leva a atingir metas difíceis. Em conclusão. sem essa autoconfiança, as pessoas hesitam e não estão dispostas a assumir riscos calculados.
3. Criatividade
Outra aptidão é a criatividade. Isso é particularmente verdadeiro quando se trata da habilidade de um empreendedor de identificar criativamente oportunidades de negócios. Os empresários instintivamente vêm lacunas no mercado e podem encontrar produtos e serviços únicos que atendem a uma demanda.
4. Tolerância à ambiguidade
Os empresários sentem-se confortáveis com a ambiguidade e são capazes de tomar decisões mesmo quando não têm todas as informações de que precisam. Por exemplo, você pode estar vendendo produtos ou serviços em um mercado relativamente desconhecido. Esse nível de incerteza pode ser muito estressante a maioria das pessoas, mas os empresários, aprendem a contorná-lo.
5. Atitude para com o fracasso
Muitos donos de empresas têm uma longa história de falhas e as aceitam como parte da experiência de aprendizado. Ao invés de ver o fracasso como uma catástrofe, um empreendedor vai aprender com seus erros e o que evitar da próxima vez. Eles vão se levantar depois de um fracasso e começar de novo.
6. Orientado para a ação
Os empresários não descansam sobre os louros e são levados a cumprir seus objetivos por meio de ações concretas. Eles querem começar a trabalhar e não vão adiar tarefas difíceis até mais tarde. Esse forte desejo de enfrentar seus objetivos e ver resultados rápidos geralmente caracteriza pessoas que querem administrar suas próprias empresas.
Para começar a semear sua empresa.
Se você perceber que tem os motivadores e as aptidões necessárias para se tornar um empreendedor, recomendamos que você primeiro tenha um plano de negócios claro.
É importante não pensar no seu plano de negócios como uma maneira simples de atrair financiamento. É muito mais amplo do que isso. Idealmente, um plano de negócios é um roteiro real que mostra para onde você está indo com a sua empresa. Deve demonstrar que você faça sua lição de casa, compreenda seu mercado e você pode realmente gerar negócios. Depois de ter esse plano, você pode avançar com mais confiança.