Como escrever um plano de negócios?

Se o seu negócio está na sua cabeça, é difícil convencer os credores, investidores e acionistas de que você tem uma empresa confiável e que vai usar bem o financiamento deles. E é precisamente aí que entra um plano de negócios . Esta ferramenta de gestão altamente reconhecida é basicamente um documento escrito que descreve quem você é, o que você planeja alcançar, como você planeja superar os riscos envolvidos e fornecer os retornos antecipados. Muitas vezes as pessoas pensam que os planos de negócios se limitam a criar novas empresas ou solicitar empréstimos comerciais . No entanto, eles também são essenciais para administrar um negócio com um plano claro e bem documentado.
Download de Template de Plano de Negócios
Muitos empreendedores podem ver um plano de negócios como uma tarefa assustadora envolvendo centenas de páginas. No entanto, na realidade, deve ser um documento conciso e estruturado que forneça aos leitores tudo o que eles precisam para avaliar o projeto de sua empresa.
Não há uma fórmula garantida para escrever um plano de negócios eficaz. No entanto, em geral, você tem que mostrar que está comprometido com seu empreendimento e que possui o conhecimento, as habilidades e a autoconfiança necessárias para que tudo aconteça.
Sua proposta de negócio
Inclua uma descrição exata do que você está propondo. Pergunte a si mesmo: quem é seu cliente, que negócio você tem exatamente, o que vende e quais são seus planos de crescimento?
Suas Vendas
Aborde como seus produtos ou serviços atrairão os clientes. Como sua empresa ou produto / serviço fará diferença na vida de seus clientes?
Análise de mercado
Certifique-se de mostrar ao seu emprestador que você fez sua lição de casa. Basicamente, sua pesquisa de mercado ajuda você a entender as necessidades de seus clientes, de modo que você possa oferecer um produto ou serviço que atenda precisamente a essas necessidades. Você precisará fornecer informações como seu mercado-alvo, dados demográficos do cliente, concorrência e métodos de distribuição.
Informação competitiva
Forneça informações sobre pontos fracos e pontos fortes do concorrente e mostre como você pretende melhorar o que está fazendo.
Estrutura organizacional
Use organogramas para definir claramente as funções dos principais gerentes e o tamanho proposto de sua organização.
Requisitos de RH
Você deve incluir informações sobre como planeja recrutar e manter seus funcionários ou lidar com trabalhos terceirizados.
Instalações e bens de capital
Faça uma avaliação das necessidades da empresa em relação a instalações e bens de capital (como máquinas, equipamentos tecnológicos).
Principais dados financeiros
Certifique-se de modificar suas informações dependendo do seu público-alvo. Por exemplo, seu banco estará interessado em saber como você pretende pagar o empréstimo ou o cheque especial, o que você pretende fazer com o dinheiro e como isso ajudará seu negócio a crescer. Os potenciais investidores também vão querer ver o retorno esperado e as fontes de financiamento , enquanto os acionistas estão procurando a perspectiva do preço da ação e que dividendo eles podem esperar em suas ações. Geralmente, os credores, acionistas e investidores querem fatos e números que respaldam o que você diz.
- Mostre seu patrimônio líquido pessoal e comercial (ativos menos passivos) para que o credor possa julgar sua capacidade de pagar sua dívida.
- Um banqueiro também examinará seu histórico de crédito anterior para avaliar sua confiabilidade. Certifique-se de que você sabe o que agências de crédito têm em arquivo sobre você ou sua empresa.
- Inclua seus ativos, como garantia para garantir um empréstimo comercial. Os banqueiros invariavelmente pedem algum investimento de sua parte como prova de compromisso. (Este investimento pode ter sido levantado por você em particular ou por meio de familiares e amigos). A regra é que o dinheiro atrai dinheiro; quanto mais apoiadores você tiver, mais fácil será atrair novos.
- Certifique-se de incluir sua previsão de fluxo de caixa, que é a quantidade de dinheiro necessária para administrar seus negócios: tecnologia, estoque, equipamentos, recursos humanos, etc.
- Apresentar projeções financeiras por pelo menos 2 anos e fazer uma análise do tamanho do mercado e do potencial de mercado.
- Mostrar detalhes da implementação ou exatamente o que fará tudo isso acontecer. Você precisa atribuir responsabilidades claras, definir datas reais e orçamentos realistas. Inclua seus sistemas de controle financeiro, como planejamento de estoque e gerenciamento de devedores e credores.
Estrutura legal
Abordar questões como impostos, preocupações com responsabilidade, informações sobre empresas proprietárias, parcerias, empresas limitadas ou incorporadas. Se você está comprando uma empresa existente , não se esqueça de esclarecer os acordos de compra e venda . Tenha em mente que você deve ter um advogado para analisar todos os contratos e questões legais.
Um resumo executivo
Isso ajuda a escrever isso por último; uma ou duas páginas de destaques são suficientes. Certifique-se de esclarecer se este é um novo empreendimento comercial, uma expansão de um negócio existente ou a compra de um novo negócio.
Você também deve incluir:
- O tipo de atividade de negócios
- ponto de venda
- O mercado a ser servido
- Os principais objetivos da sua empresa
- Fundo de gestão
- Cronogramas do projeto envolvidos
Evite algumas armadilhas
- Sendo excessivamente ambicioso, você deve ser capaz de justificar quaisquer suposições ou projeções.
- Mascarando dificuldades financeiras: Informe seu emprestador se suas vendas flutuam, por exemplo, e você pode preferir um plano de pagamento flexível. Um plano de negócios transparente é um dos seus melhores ativos para ganhar a confiança de banqueiros e investidores, sejam eles seus associados ou pessoas de fora da empresa.
- Fornecer informações inadequadas sobre a equipe de gerenciamento, planos de marketing falhos, previsões irrealistas ou apresentações incompletas.