Os benefícios do planejamento estratégico para o seu negócio

Um equívoco comum é que o planejamento estratégico é apenas para grandes empresas. Mas a realidade é que a maioria das empresas pode se beneficiar com isso.
Seja comprando um concorrente, aumentando seu capital ou visando maior crescimento, você precisa das estratégias, estrutura, planos e controles corretos para otimizar o retorno do seu investimento.
Planejamento estratégico envolve olhar para onde você quer que sua empresa esteja 3 a 5 anos e determinar o que você precisa fazer para chegar lá.
“Se você está sempre ocupado apagando incêndios, você irá sentir que não tem tempo para planejar”.
Mas, através do desenvolvimento de estratégias para orientar seus dia-a-dia, operações e o estabelecimento de metas, você não está mais voando às cegas. A longo prazo plano de simplesmente aumenta suas chances de sucesso.
Minimizando o risco
Outra razão para os empreendedores fazerem do planejamento estratégico uma prioridade é reduzir o risco, particularmente em períodos de incerteza econômica. Como parte do processo, você estará avaliando sua situação atual, recursos, pontos fortes e fracos, concorrentes e o ambiente de negócios. Dessa forma, você estará mais bem equipado para tomar decisões e, portanto, minimizar os riscos.
O planejamento estratégico também ajuda os empreendedores a agitar um pouco as coisas. É uma maneira de reacender o impulso empreendedor que você começou em primeiro lugar. Por exemplo, você pode ter começado com o sonho de um negócio em todo o mundo. Mas, ao longo do caminho, você se distraiu por desafios diários, perdeu de vista esse sonho e se contentou com menos do que seu verdadeiro potencial.
O planejamento estratégico reacende essa paixão pelo que você está fazendo. Se você tem um plano real com metas, é muito gratificante atingir cada marco. Essa sensação de satisfação constrói o ímpeto que você precisa para impulsionar ainda mais.
Envolva seus funcionários
É recomendável que empreendedores envolvam seus funcionários no exercício de planejamento estratégico, particularmente em empresas menores. Quando os funcionários contribuem, eles se apropriam do plano e o ajudam a atingir suas metas.
Isso gera entusiasmo na sua empresa e deixa todos na mesma página. Por exemplo, os empreendedores podem pedir aos funcionários que façam um brainstorm sobre os pontos fortes e fracos de uma empresa, afinal, sua equipe conhece sua empresa de dentro para fora.
Obtenha conselhos externos
Uma parte crucial do planejamento estratégico bem-sucedido é garantir que você busque um ponto de vista externo e objetivo. A maioria das pequenas empresas não possui os recursos e a experiência interna para orientá-los no processo de planejamento estratégico.
Um consultor pode lhe dar uma nova perspectiva sobre o seu negócio, ajudá-lo a visualizar o futuro que você quer e definir suas metas de longo prazo, um especialista também pode garantir que você siga um plano rigoroso com prazos claros e responsabilidades designadas.
É sobre fazer você pensar de forma diferente sobre sua empresa e aproximar você de alcançar seus sonhos.
Em pouco tempo o planejamento estratégico permite que você:
- Visualize o futuro da sua empresa nos próximos 3 a 5 anos
- Defina seus objetivos de longo prazo
- Avalie seu ambiente atual, bem como pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças
- Desenvolver estratégias e táticas para resolver quaisquer problemas identificados
- Atribuir cronogramas e responsabilidades para transformar seu plano em realidade
- Reduza o risco de fazer negócios com base em melhores decisões e alcance o potencial da sua empresa
Dica de livro: As 4 disciplinas da execução