Skip links

As 9 dicas empreendedoras que todo empresário precisa conhecer

Um plano estratégico é fundamental, especialmente quando seu negócio está crescendo rapidamente e você como empreendedor tem que saber dessas dicas!

Não é fácil administrar um pequeno negócio. Felizmente, existem algumas estratégias-chave que os empreendedores podem recorrer para melhorar suas habilidades empreendedoras.

Uma boa abordagem para aprender como administrar uma empresa com mais eficiência é começar com melhorias pequenas e imediatas e criar uma dinâmica para mudanças maiores.

Aqui estão nove estratégias que todo empreendedor pode usar imediatamente para ter mais sucesso na gestão de pequenos negócios.

Faça do planejamento estratégico uma prioridade

Empreendedores geralmente tomam decisões estratégicas no calor do momento sem planejamento adequado. Isso pode ser uma receita para o desastre, especialmente quando sua empresa está crescendo rapidamente. Você precisa de um plano estratégico formal – um documento em que você revisa e detalha a posição atual de sua empresa, declara suas metas, identifica possíveis obstáculos e estabelece um plano de ação a ser seguido.

Fique de olho em seus concorrentes

Independentemente da posição de mercado da sua empresa, você deve analisar e monitorar consistentemente os movimentos, estratégias, pontos fortes e fracos da concorrência. Conhecer seus concorrentes não significa necessariamente que você os entende. O empreendedor precisa comparar suas atividades com a concorrência e se esforçar para encontrar maneiras de se diferenciar.

Trabalhe para ampliar sua base de clientes

Um dos riscos mais comuns enfrentados pelas pequenas e médias empresas é depender de um ou dois grandes clientes. É importante estar ciente de que as empresas podem falhar depois de perder seu maior cliente.

Fique perto de seus clientes

Toque na base regularmente com os principais clientes e funcionários que trabalham diretamente com eles. Ouça suas sugestões e acompanhe.

Monitorar as margens de lucro

Observe atentamente a margem de lucro bruto de cada um dos seus produtos e não hesite em remover produtos com desempenho insatisfatório do seu mix de produtos ou serviços. Os empreendedores não precisam levar produtos com margens de lucro baixas ou inexistentes quando não há retorno para eles.

Desenvolver um planejamento de fluxo de caixa

Muitos empresários terceirizam a gestão financeira para seu contador. Isso pode fazer com que eles percam o fluxo de caixa.

Reserve uma hora e registre o saldo da sua conta bancária de abertura do mês e todas as entradas e saídas de caixa antecipadas. Em seguida, acompanhe seu dinheiro à medida que ele entra e sai todos os dias. Agora você tem uma ferramenta que permite acompanhar de perto o desempenho de sua empresa e responder rapidamente quando necessário.

Relacione-se com seu Gerente do Banco 

Independentemente de você estar no mercado para um empréstimo comercial ou não, é uma boa política manter contato com seus gerentes. Construa confiança e credibilidade, mantendo seus gerentes  atualizados sobre os desenvolvimentos nos negócios, incluindo projeções realistas de fluxo de caixa de curto e longo prazo .

Comece cedo no gerenciamento de RH

Demasiadas vezes, os empresários pensam que a gestão de recursos humanos é apenas para empresas maiores. Mesmo se você tiver apenas um funcionário, você está gerenciando pessoas e isso é RH.

Estabelecer e documentar políticas claras da empresa e descrições detalhadas de cargos . Além disso, programe reuniões regulares com os funcionários para comunicar metas, progressos e pedir suas ideias sobre como enfrentar os desafios do seu negócio.

Considere o seu site como um membro da equipe de vendas

Seu site é um membro de sua equipe de vendas e deve ser responsabilizado para atender às metas.

Avalie seu site com para ver onde as melhorias são mais necessárias.