8 dicas para um jovem empreendedor

Você é um jovem empreendedor com uma ótima ideia de negócio? Se assim for, você provavelmente está borbulhando com confiança e otimismo em relação ao seu sucesso futuro.
Mas você precisa que potenciais clientes, credores e outros parceiros de negócios acreditem em você também. Então, como você pode levar os outros a levá-lo a sério e acreditar no seu empreendimento?
Aqui estão oito maneiras de inspirar confiança nos outros de que você tem as coisas certas como um jovem empreendedor.
1. Seja apaixonado
Certifique-se de que você é apaixonado pelo que faz. Possuir um negócio não é fácil e você vai estar nele a longo prazo, por isso certifique-se de estar totalmente comprometido com os altos e baixos.
E deixe sua paixão brilhar. Seus clientes, parceiros de negócios e funcionários precisam ver isso em seus olhos, ouvir em sua voz e sentir isso em suas ações.
2. Tenha um plano
É ótimo ser apaixonado, mas também é essencial enquadrar sua paixão de maneira estruturada e eficaz. Você precisa desacelerar, pensar e refletir sobre onde planeja fazer negócios nos próximos meses.
Certifique-se de ter um plano de negócios claramente definido no papel. Você também deve ser capaz de explicar seu negócio pessoalmente de uma maneira clara e concisa.
Os credores, fornecedores e clientes que enxergam um plano de negócios sólido saberão que você dedicou tempo para pensar e levar a sério, as pessoas pensariam ‘Uau, esse jovem empreendedor é sólido'”.
3. Conheça a si mesmo
Você conhece seus pontos fortes e fracos como empreendedor? Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para descobrir seus talentos, mas também para entender onde você precisa de ajuda.
Por que você é apaixonado pela sua ideia? Você é uma pessoa do povo? Você fica intimidado facilmente? Você é bom com números?
Se você ainda não se fez perguntas como essas, agora é a hora.
Conhecer a si mesmo também é essencial para ser autêntico em seus negócios. Se você é genuíno sobre seu produto ou serviço, seus parceiros e clientes perceberão isso. Eles serão mais confiantes e levarão você mais a sério.
4. Faça sua lição de casa
Certifique-se de pesquisar e conhecer seu negócio por dentro e por fora. Leia as tendências mais recentes e conecte-se com especialistas no campo.
Faça muitas perguntas e procure respostas. Quem são os principais intervenientes no seu setor? Quem são seus concorrentes? Quem são seus clientes-alvo? Por que o mercado respondeu (ou não) de certa forma a um determinado produto? Como você sabe que há necessidade de seu produto? Por que você está estabelecendo seu preço neste nível? Quem você está contratando e por quê?
Se você dedicar um tempo para desenvolver uma forte compreensão do setor, seu discurso será sólido e bem articulado. Seu público verá que você conhece os problemas e desafios enfrentados pelo negócio e que pode agregar valor. A preparação é fundamental.
5. Esteja aberto a conselhos
Você pode já ter demonstrado habilidades de liderança ou gerenciamento, mas isso não significa que você saiba tudo. As pessoas são muito mais propensas a levar você a sério se você ouvir e prestar atenção aos conselhos.
Não tenha medo de fazer perguntas ou de dizer que não sabe a resposta, mas voltará em breve com uma. As pessoas respeitarão sua disposição de aprender, sua curiosidade e sua abertura.
6. Considere sua aparência pessoal
Pode parecer trivial, mas a maneira como você se apresenta é crítica. Como você se veste e se comporta diz muito sobre sua personalidade.
Dito isto, tudo depende do ambiente. Se você estiver em TI, você se vestirá de maneira diferente do que se estiver na contabilidade ou na construção. Só não se esqueça de se vestir adequadamente para a situação.
Sempre pergunte a si mesmo: minha aparência reflete minha persona de negócios desejada?
7. Encontre um mentor
Tente construir um relacionamento com um empresário experiente, ao qual você possa recorrer regularmente para obter suporte e orientação. É extremamente importante ter um mentor, e podemos ver imediatamente quem tem um e quem não tem.
Ter um mentor não só mostra aos outros que você entende a importância de aprender com alguém com mais experiência, mas também é uma fonte inestimável de contatos e potenciais oportunidades de negócios. A Endeavor tem um programa bem estruturado para juntar jovens empreendedores a mentores.
8. Networking e Mídias Sociais
Adquira o hábito. É essencial. Conhecer novos associados de negócios é uma maneira valiosa de expandir seus conhecimentos, aprender com os sucessos e fracassos dos outros e encontrar novos clientes. É também uma ótima maneira de formar relacionamentos de longo prazo e construir sua reputação.