7 Etapas para criar um plano de ação para sua estratégia de negócios

Todo planejamento estratégico precisa de um plano de ação para dar vida a ele. Nesse texto iremos abordar 7 etapas para criar um plano de ação para sua estratégia de negócios sair do papel. O plano de ação é um roteiro que mostrará como você alcançará seus objetivos.
Um plano de ação detalha as medidas concretas necessárias para atingir suas metas – geralmente cobrindo o próximo ano – um cronograma para cada tarefa, uma descrição de quem fará o quê e um processo de acompanhamento.
O plano de ação é normalmente criado no final do processo de planejamento estratégico, após você ter definido sua visão, feito uma análise SWOT e estabelecido objetivos. Aqui estão os passos para criar seu plano de ação.
1. Envolva sua equipe
Você terá o melhor engajamento de sua equipe se o maior número possível de funcionários estiver envolvido na criação do plano de ação. Os funcionários podem fornecer informações valiosas sobre as etapas necessárias para atingir seus objetivos e a melhor forma de implementá-los. Além disso, é mais provável que eles trabalhem se dedicando mais na implementação se estiverem envolvidos no processo desde o início.
2. Listar ações
O núcleo do plano de ação é uma lista de tarefas para alcançar seus objetivos. Eles podem incluir tudo, desde a obtenção de financiamento até a compra de equipamentos ou de um veículo, a contratação de pessoal com conhecimentos específicos ou o desenvolvimento de um website. Cada ação deve ser claramente descrita de modo a evitar confusões mais adiante.
3. Definir uma linha do tempo
Estabeleça um cronograma para alcançar e ter o controle de cada ação. Esse cronograma pode ser algo simples, mas com lembretes aos envolvidos para executar os planos de ações.
4. Designar recursos
Nomeie quem será responsável por cada ação. Além disso, descreva quais outros recursos (dinheiro, equipamento, pessoal) serão necessários para executar a ação.
5. Estabelecer um processo de acompanhamento e medição
Definir como você irá acompanhar o plano de ação para garantir que as etapas sejam executadas. Isso pode incluir relatórios internos e reuniões regulares realizadas para discutir o progresso do plano. Uma gestão de indicadores do projeto como um todo.
Especifique também as medidas que você usará para rastrear a implementação. Estes podem incluir tanto metas, como a conclusão de determinadas tarefas, quanto medidas quantificáveis, como receita ou participação de mercado.
6. Comunique o plano
Certifique-se de que todos os funcionários estejam cientes do plano de ação, incluindo sua função na implementação. Explique como o plano se encaixa na sua estratégia geral de negócios.
7. Mantenha o plano vivo
Quando você começar a implementar o seu plano de ação, você deve ser disciplinado sobre seguir o processo de acompanhamento e medição que você definiu. Também é útil reconhecer os funcionários para atender ou superar suas responsabilidades e responsabilizá-los por não o fazerem.
Discutir o plano de ação internamente regularmente é uma boa maneira de manter todo o seu plano estratégico vivo e na vanguarda da atenção dos funcionários. Realize o feedback com os funcionários sobre como a implementação está indo.
Em reuniões de acompanhamento para discutir seu progresso, também é importante revisitar seu plano de ação regularmente e atualizá-lo continuamente. Permitir que o seu plano de ação seja superado pelos desenvolvimentos em sua empresa é uma maneira certa de cair em desuso.
Depois que os 12 meses terminarem, é hora de criar um novo plano de ação para o ano seguinte, aproveitando sua estratégia geral de negócios e as lições que você aprendeu até agora.