7 dicas para iniciar um negócio com sucesso

Não basta ter uma boa ideia para iniciar um negócio. Empreendedores de sucesso devem primeiro olhar para o mercado, planejar de forma realista e mobilizar suas forças para alcançar seus objetivos.
Na prática, a visão é apenas uma parte da equação; É igualmente importante saber lidar com problemas concretos e ser capaz se adaptar em um ambiente competitivo.
Aqui estão apenas alguns dos princípios básicos que podem te nortear para iniciar um negócio:
1. Identificar o mercado certo para iniciar um negócio certo
Encontrar o seu mercado pode ser uma tarefa árdua, uma breve solução é apresentar seus produtos ou serviços para um mercado jovem e em rápido crescimento. Em setores mais maduros, você precisará de uma vantagem competitiva para se diferenciar, ou seja, inovação de produto ou serviço, ótimo atendimento ao cliente ou preço.
Isso significa que você deve usar uma empresa de pesquisa especializada para ajudá-lo a reunir o máximo de informações possível para definir seu mercado potencial, como os pontos fortes e fracos de seus concorrentes e o tempo de desenvolvimento necessário para colocar seu produto em ordem. Tenha em mente que, durante esse período, você não fará nenhuma venda.
2. Coloque as pessoas certas do seu lado
As pessoas da sua equipe de gerenciamento devem ter habilidades que se complementem, então ao iniciar um negócio pense nos pontos a seguir. Os melhores líderes asseguram que recrutam os melhores especialistas para cada área de operações. Você não deve ter medo de contratar pessoas que tenham, em seus respectivos campos, mais experiência do que você.
Você também deve analisar seus recursos externos como parte de sua equipe. Do ponto de vista prático, você precisará de técnicos, vendedores e gerentes, um advogado, uma firma de contabilidade, bem como ajuda de marketing ou relações públicas.
Se você não tiver recursos para criar um conselho de administração, também poderá optar por um comitê de estratégia e convidar um especialista para atuar como uma caixa de ressonância para suas decisões de negócios.
Em tecnologia avançada, existem mais e mais incubadoras que oferecem uma ampla gama de assistência para aumentar suas chances de sucesso.
No final, o verdadeiro teste é o mercado. Para alcançar os clientes com rapidez e eficiência, você deve pensar em contratar especialistas em marketing desde o início. O marketing, embora muitas vezes negligenciado, é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
3. Pense desde o inicio do negócio no caminho a seguir
Faça uma lista de todos os fatores que você deve considerar no imediato e no médio prazo, especialmente se você prevê um crescimento rápido. Para ajudá-lo a gerenciar esse crescimento, você precisa examinar todas as opções disponíveis, como compra ou locação de instalações, móveis e equipamentos. Você também pode considerar terceirizar diferentes operações, como recursos humanos, em vez de tratá-las internamente.
No caminho, você terá que considerar fatores de crescimento, como energia e recursos, matérias-primas, salários, financiamento e necessidades tecnológicas. Se você avaliou cuidadosamente seu potencial de crescimento, é aceitável pensar grande.
Por exemplo, se você estiver posicionado em um nicho de mercado, talvez não seja rentável, a menos que comece a exportar. Para ter uma ideia melhor do seu potencial de exportação, consulte os serviços de apoio à exportação nacionais, provinciais e regionais, como os oferecidos pelas comissões de comércio Brasil em outros países.
4. Obtenha seu financiamento em forma
As startups geralmente são financiadas pelas economias de seus fundadores (assim como pela economia de famílias e amigos).
Em muitos casos, pode ser necessário procurar capital externo, como anjos (investidores privados), fundos de capital de risco, fundos de assistência ou agências de financiamento da economia social.
Certifique-se de fazer sua lição de casa e saber o que os investidores esperam de você. Um empresário que investe em empresas disse certa vez: “Se você bater na porta prematuramente, corre o risco de ser fechado mais tarde, principalmente quando estiver realmente pronto para entrar”.
5. Use bem o seu tempo
Ao iniciar um negócio a maioria leva tempo para se estabelecer, o que significa que haverá períodos em que os negócios são mais lentos. A chave é fazer bom uso desse tempo de inatividade por meio de redes, por exemplo. Três estratégias de rede que podem ser apropriadas, dependendo da sua situação, são:
- Entrando em um concurso de plano de negócios para jovens empreendedores;
- Participar de feiras ou exposições;
- Entrando na comunidade empresarial juntando-se a uma organização empresarial associação profissional.
6. Elimine os detalhes técnicos
Existem muitas regras, algumas muito técnicas, que são requisitos absolutos para a continuidade da sua empresa.
Por exemplo, você deve decidir qual a forma legal que sua empresa terá, criar um sistema de contabilidade e cumprir os regulamentos que cobrem práticas trabalhistas, saúde e segurança ocupacional e treinamento.
Nos negócios e na indústria, você pode iniciar uma empresa em seu próprio nome. Um grupo pode formar uma parceria registrada ou uma empresa incorporada com um conjunto diferente de regras, privilégios e responsabilidades. Se você tiver vários parceiros, deverá elaborar um acordo de acionistas para definir um código de conduta mútuo.
Certifique-se de patentear suas ideias, ou pelo menos garantir que elas estejam protegidas por direitos autorais, marca registrada ou segredo comercial . Existe a possibilidade de você estar infringindo os direitos de outra empresa a esse respeito. Para descobrir, entre em contato com o INPI Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
7. Entregar um plano que significa negócios
Certifique-se de que seu plano de negócios incorpore todos os itens acima. Seu plano deve ser conciso, específico e descrever seu projeto de negócios com precisão. Escreva você mesmo, como é a sua visão. E espere fazer várias reescritas antes de atingir seu plano final. Não tenha medo de obter ajuda se precisar. Mostre a especialistas, como contadores e advogados ou a outros empreendedores experientes. Tenha em mente que um plano de negócios é mais que um documento contábil; ele deve vender sua ideia para uma instituição financeira em potencial.