10 maneiras de fornecer feedback construtivo para seus funcionários

Como empreendedor, é parte do seu trabalho dar feedback – positivo e negativo – aos seus funcionários como parte de um bom sistema de gerenciamento de desempenho.
É difícil para o seu pessoal saber como está se ninguém disser que produziu um ótimo trabalho ou que deu menos do que seu melhor esforço. Pense no feedback como uma oportunidade para orientar seu pessoal, aumentar o engajamento dos funcionários e melhorar suas habilidades de liderança.
Aqui estão 10 dicas para ajudar os funcionários a manter o bom trabalho ou melhorar o que fazem.
1. Não espere
Se algo precisa ser dito, diga. Um erro comum é reservar feedback para a reunião anual de avaliação . Reserve tempo para dar feedback imediato, para que os funcionários saibam imediatamente o que fizeram certo ou errado e onde estão.
2. Faça isso frequentemente
O feedback positivo é uma ferramenta forte para promover o envolvimento dos funcionários e uma parte essencial do gerenciamento de desempenho. O feedback negativo – cuidadosamente expresso e apoiado por coaching e treinamento, se necessário – ajuda seus funcionários a melhorar e, por fim, contribui para criar uma atmosfera de trabalho positiva.
3. Seja específico
Concentre seu feedback em ações específicas do funcionário em vez de generalidades vagas. Acompanhe comentários como “bom trabalho” com uma descrição clara das ações com as quais você está feliz e deseja ver repetidas. Ao dar feedback negativo, é ainda mais importante ser específico. Tenha em mente que o objetivo é melhorar o desempenho de seus funcionários e não desestimulá-los.
4. Seja justo e não exagere
Esforce-se para ser objetivo e evitar o microgerenciamento. Não fique preso ao ver a equipe adotar seu estilo pessoal de trabalho e evitar criticar pequenos erros.
5. Espere um momento
Se algo desencadeou uma forte reação emocional em você, reserve um tempo para se acalmar e recuperar a calma antes de iniciar uma conversa.
6. Concentre-se no positivo
Segundo a pesquisa, os funcionários reagem seis vezes mais fortemente a comentários negativos do que positivos. O estudo, citado no artigo da Harvard Business Review “A delicada arte de dar feedback“, também sugere que o feedback negativo repetitivo tem um impacto destrutivo no engajamento dos funcionários. Uma estratégia simples é iniciar uma discussão de feedback delineando algumas das realizações do funcionário e mostrar sinceros agradecimentos por seus esforços antes de apontar para áreas que precisam ser melhoradas. No entanto, não permita que comentários positivos enterrem o propósito da conversa e evitem enviar mensagens confusas.
7. Aprofundar
Comece uma discussão de feedback fazendo perguntas para ter certeza de que você entendeu o que desencadeou uma determinada ação ou comportamento. Quando você acredita que seu funcionário fez algo errado, certifique-se de ouvir a versão dele da história.
8. O meio é a mensagem
Reconhecer a contribuição e os esforços dos funcionários – especialmente publicamente – ajuda a mantê-los motivados. O feedback negativo, por outro lado, é melhor dado a portas fechadas. Ninguém quer ser criticado na frente dos colegas, ou pior, na frente dos subordinados. Idealmente, você deve dar feedback – especialmente comentários negativos – pessoalmente, em vez de por e-mail ou por meio de um subordinado.
9. Acompanhamento
Termine a conversa planejando um próximo passo e uma discussão futura. Acompanhe e forneça suporte para ajudar o funcionário a atingir as metas que você definiu. Mantenha um registro dessas discussões e considere incluí-las na avaliação de desempenho anual do funcionário. Isso ajuda você a monitorar o progresso.
10. Aceite o feedback
Incentive os funcionários a lhe dar feedback. Então, certifique-se de tomar medidas sobre isso, se justificado. Isso contribui para um local de trabalho saudável e aberto e fará de você um líder melhor.